Add your promotional text...

A história do teatro brasiliense por meio de seus dramaturgos

Série de programas de áudio, que já trouxe aos ouvintes leituras dramatizadas de textos que nomes da dramaturgia nacional, agora se debruça sobre a vida e obra de dramaturgos e dramaturgas do Distrito Federal

DESTAQUECULTURAEVENTOS

11/28/20242 min read

Iniciado em junho deste ano, o EIXOENCENA convida o público a conhecer grandes autores do teatro brasileiro. Em sua primeira fase, apresentou trechos de obras de nomes como Martins Pena, José de Alencar, Machado de Assis e Arthur Azevedo, e estão disponíveis em radioeixo.com.br/blog/categories/eixoencena. Agora chegou a vez de apresentar as biografias de quem dá corpo ao teatro brasiliense.

A partir de uma pesquisa que se aprofundou na trajetória dos e das personalidades do teatro local, Tiago De Carvalho, idealizador do projeto, chegou a uma série de 18 áudio-conversas que descortinam vida e obra esses e essas autoras. Programas que conduzem o ouvinte por vertentes distintas das artes cênicas como a dança, a mímica, o teatro de rua, o circo e o drama.

“Brasília vem criando sua tradição na dramaturgia desde os anos 1960, quando ainda eram recepção de obras vindas do eixo RJ/SP. Atualmente uma dramaturgia autoral trabalha a identidade da cidade política, que ganha o Brasil e tem como fio condutor o teatro contemporâneo para tratar a nossa vida urbana”, descreve Tiago, que é Doutor em Estudos Clássicos, pela Universidade de Coimbra, e Mestre em Teoria Literária, pela UNB, com trabalho sobre a Semiologia do Teatro e o Teatro Político de Bertolt Brecht.

Nesta nova etapa do EIXOENCENA o projeto celebra: Dulcina de Moraes; João Antônio de Lima Esteves; Humberto Pedrancini; Zé Regino; Hugo Rodas; Gê Martú; Os Irmãos Guimarães; Os Melhores do Mundo; Ary Para-Raios; Luciana Martuchelli; Lenora Lobo; Plínio Mosca; Miqueias Paz; Maurício Witczak; Tereza Padilha; André Amahro; Karla Calasans; e Felícia Johanson.

“Encerramos esta série de programas com esse brinde ao teatro local na veiculação de pílulas, de duração de 4 a 6 minutos cada, e que, de certa forma, narram a história da produção dramatúrgica do teatro brasileiro realizada a partir Capital Federal, por meio da biografia desses e dessas importantes artistas”, conclui Tiago. As gravações foram feitas por Tiago De Carvalho, Karla Calasans e Lílian Alencar.

Todos os programas poderão ser ouvidos na Web Rádio Eixo, parceira do projeto, e no tocador de áudio SoundCloud, com a seguinte programação: 2/12 (segunda) - Dulcina de Moraes; 3/12 (terça) - João Antônio de Lima Esteves; 4/12 (quarta) - Humberto Pedrancini; 5/12 (quinta) - Zé Regino; 9/12 (segunda) - Hugo Rodas; 10/12 (terça) - Gê Martú; 11/12 (quarta) - Os Irmãos Guimarães; 12/12 (quinta) - Os Melhores do Mundo; 16/12 (segunda) - Ary Para-Raios; 17/12 (terça) - Luciana Martuchelli; 18/12 (quarta) - Lenora Lobo; 19/12 (quinta) - Plínio Mosca; 23/12 (segunda) - Miqueias Paz; 24/12 (terça) - Maurício Witczak; 25/12 (quarta) - Tereza Padilha; 26/12 (quinta) - André Amahro; 30/12 (segunda) - Karla Calasans; e 31/12 (terça) - Felícia Johanson.