O match certo, você encontra aqui!

Após sucesso internacional, Pro Tour STU volta ao Rio com maiores nomes do skateboarding mundial

Terceira etapa da nova liga profissional de skate de nível mundial será realizada na Praça Duó, entre 13 e 16 de novembro

DESTAQUEPUBLICIDADE

Erich Onida - SMG - Comunicação & Marketing

11/6/20253 min read

A semente foi plantada há exatamente um ano, em seu lançamento no Rio de Janeiro, já com a ideia de se tornar uma nova liga profissional de nível mundial. Em 2025, o Pro Tour STU nasceu e cresceu como uma árvore de raízes fortes, que já deu frutos em Porto Alegre, região sul do Brasil, e em Varberg, na Suécia. De 13 a 16 de novembro, volta ao local onde tudo começou, com sua terceira etapa que trará o que o skateboarding nacional e internacional tem de melhor.

Mais uma vez, grandes nomes estarão presentes para dar um show para um grande público que sempre chega junto na cena. No Street, presenças confirmadas de Rayssa Leal, Daniela Terol e Aoi Uemura, no feminino, e Carlos Ribeiro, Jake Ilardi e Cordano Russel, no masculino. Já no Park, Sky Brown, Dora Varella, Naia Laso, Yndiara Asp e Isadora Pacheco entre as meninas, e Pedro Barros, Tate Carew e Issei Sakurai entre os rapazes.

O palco é o mesmo, as pistas das modalidades olímpicas de Street e Park da Praça Duó, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Para abrir os trabalhos, o Mini Ramp Pro Attack, febre entre os skatistas, competição em que alguns deles já aquecerão as rodinhas. Como de hábito numa assinatura STU, serão dias de muito skate, arte, música e cultura urbana, com uma das mais belas praias da Cidade Maravilhosa como cenário de fundo.

No Pro Tour STU Rio de 2024, quem levou a melhor no Street foi a brasileira Rayssa Leal e o argentino Matias Dell Olio. Já quem deu show no Park foram o brasileiro Luigi Cini, no masculino, e a nipo-britânica Sky Brown, no feminino. No Paraskate modalidade Street, título para Kauê Augusto. Por conta de uma chuva insistente que cismou em cair no domingo das finais, apenas a modalidade Park do Paraskate acabou não tendo tempo de ser realizada.

Um 21 de março que entrou para a história do skate

Neste ano, o dia 21 de março entrou para a história do skate como a data em que o Pro Tour STU ingressou definitivamente no calendário mundial, com sua etapa de abertura nas pistas da orla do Guaíba, em Porto Alegre, disputada por skatistas de 19 diferentes países (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico, Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Itália, Portugal, Inglaterra, Holanda, Suíça, Suécia, Dinamarca, Israel e Japão).

E Rayssa Leal foi a única a repetir o feito no lugar mais alto do pódio. O campeão entre os homens no Street foi o brasileiro Giovanni Vianna. No Park, títulos para o brasileiro Gui Khury e para a espanhola Naia Laso. Já no Paraskate, a modalidade em disputa foi o Park, com título para Vini Sardi. E na abertura do maior festival de skateboarding do mundo, o STU ainda adicionou o Vert (Gui Khury campeão) e a Mini Ramp (Luiz Francisco e Raicca Ventura campeões).

Até o STU realizar pela primeira vez uma etapa fora do Brasil, mais precisamente na cidade de Varberg, na Suécia, no mês de agosto. E a nata do skate mundial se fez presente novamente. Quem tratou de escrever seus nomes nessa história, diante de um público que também lotou todos os dias as dependências do Freden Skatepark, foram o peruano Angelo Caro e a espanhola Daniela Terol, no Street, e o brasileiro Pedro Barros e a nipo-britânica Sky Brown, no Park.

A etapa do Pro Tour STU Rio é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, tem patrocínio da Red Bull, Petrobras, Ministério do Esporte e do Governo do Brasil. Instituto Heineken, Popeyes, TYR e NHJ são os parceiros especiais e tem o apoio da ABPSK e da Drop Dead. Ainda conta com LSH como hotel oficial, Heineken 0.0 como cerveja oficial e Eletromidia como parceiro de mídia. O apoio institucional é da Subprefeitura da Barra e o Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.