O match certo, você encontra aqui!

Cinco novos estilistas brasilienses estreiam no Sense Moda Criativa

Evento reúne desfiles, shows e performances em celebração aos 65 anos de Brasília, no dia 4 de outubro no Galpão 17

DESTAQUECULTURAEVENTOS

Fred Leão - Lambada Comunicação

9/30/20252 min read

Em sua quarta edição, o Sense Moda Criativa apresenta coleções de cinco novos estilistas do Distrito Federal no dia 4 de outubro. As coleções-cápsulas criadas por Hael, Isabella Martins, Key Saito, Piper Impéria e Rubi Ocean integram o desfile realizado no Galpão 17, a partir das 16 horas, com entrada gratuita. O desfile da quarta temporada do projeto tem ainda shows com a cantora Flor Furacão e performances das drag queens Licorina Impéria e Avellaskis.

Desde julho, os cinco talentos selecionados passaram por mentorias e participaram de workshops com a estilista Fernanda Ferrugem, o artista visual Soulivier, a historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto e o arquiteto Marcelo Teixeira. Durante o período de desenvolvimento das coleções eles contaram com as mentorias dos designers de moda Rafaella Lacerda, Romildo Nascimento e Sergio Calado.O projeto é realizado com fomento Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com realização de Ayobambi e produção executiva de Quadradinho Soluções Criativas.

O tema da quarta edição do Sense Moda Criativa é “Candangas do Amanhã”. A escolha dialoga com as comemorações dos 65 anos de Brasília e é um convite a imaginar uma cidade com mais diversidade, criatividade e representatividade, de acordo com o idealizador e diretor do projeto Igor Alessandro, estilista e intérprete da drag queen Ayobami. “A ideia é trazer esse olhar mais afetivo e profundo sobre Brasília, de celebrar a cidade e valorizar quem a construiu. Os candangos, as culturas de várias partes do Brasil que vieram pra cá e acabaram criando essa mistura única que é a identidade brasiliense”, pontua.

Coleções
O estilista Hael apresenta a coleção “Ossos de Concreto”, com inspiração nos monumentos de Brasília e peças que remetem ao sufocamento causado por esta monumentalidade, às ausências planejadas e às vidas rejeitadas pelo projeto modernista. O objetivo não é fazer reverência e sim uma reencenação. Isabella Martins mostra ao público a coleção “Legado em Fios”, um tributo à força invisível das mulheres que ajudaram a erguer Brasília, numa celebração às mãos que lavaram, cozinharam, ensinaram, cuidaram e costuraram um Brasil que ainda se ergue.

“Promessas de Concreto - Sangue no Planalto” é a coleção de Key Saito para o Sense. A proposta é revelar uma Brasília monumental, porém extremamente ferida. As peças foram criadas com estruturas impressas em 3D, aplicadas como baixos-relevos, e reproduzem o Congresso, Palácio do Planalto e Palácio da Alvorada, Teatro Nacional, Palácio da Justiça, Igrejinha e Catedral como placas de obra sobre alfaiataria utilitária.

As peças criadas por Piper Impéria formam a coleção “Do Risco ao Amanhã”, que celebra os 65 anos da capital por meio de peças que dialogam com diferentes regiões administrativas em um enredo que percorre o passado, o presente e o futuro da cidade. Já a designer Rubi Ocean desfila a coleção “Opulência Candanga” e se vale de elementos taxados como estereótipos da visão brasiliense para criar eixos relevantes para a idealização das peças opulentas.