CLARICE(A)NAS: O ENCONTRO ENTRE MÚSICA E TECNOLOGIA EM HOMENAGEM A CLARICE LISPECTOR
Espetáculo multimídia para piano solo traz a genialidade da escritora brasileira através de composições inéditas e performance audiovisual inédita no DF.
DESTAQUEEVENTOSPUBLICIDADE


Em uma ousada fusão entre a música erudita e as artes multimídia, o espetáculo Clarice(a)nas, do compositor Marcus Mota, faz uma homenagem única à escritora Clarice Lispector, celebrando seus cem anos de nascimento, de maneira inovadora e sensorial. O evento será realizado em Brasília nos dias 06, 07 e 09 de dezembro, no Teatro Mifásol-Lá, com entrada franca.
Composta por uma suíte inédita para piano solo, Clarice(a)nas transcende o formato tradicional de recital. Ao lado da pianista Gisele Pires, a obra será acompanhada por projeções de vídeos criados por Alexandre Rangel, que mostram os textos base de cada peça e as partituras animadas. O espetáculo também conta com a participação da atriz Camila Guerra, que interpreta em duas línguas – português e Libras – as palavras de Clarice Lispector, enriquecendo a experiência com uma perspectiva visual e inclusiva.
Além disso, o compositor Marcus Mota compartilhará, ao vivo, as motivações e as técnicas que deram origem à obra, numa interação entre palestra e performance, desafiando a forma convencional de se fazer música erudita.
“A proposta de Clarice(a)nas é criar um espaço onde diferentes linguagens artísticas se encontram. A música, o texto, o movimento e a tecnologia se entrelaçam para formar um espetáculo inovador, capaz de sensibilizar todos os sentidos”, afirma Mota, que em sua fala sobre o processo criativo revela que a ideia surgiu durante o período da pandemia, quando a sociedade foi tomada por um silêncio mundial. “Foi nesse contexto de distanciamento social que mergulhei na obra de Lispector, criando uma obra que, ao mesmo tempo, homenageia e questiona a vida e a escrita da autora, refletindo sobre o contraste entre a vida e a morte”, finaliza Marcus.
O espetáculo tem ainda uma programação especial no dia 09 de dezembro, com acessibilidade, incluindo interpretação em Libras e áudio descrição, proporcionando uma experiência inclusiva para todas as pessoas. O evento, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, tem a proposta de aproximar a música erudita contemporânea do grande público, utilizando recursos tecnológicos para potencializar o impacto da obra.
