Add your promotional text...

"Demos": solo teatral de Luca Lima explora a urgência da atualidade em performance intensamente poética

Em apresentações nos dias 15 e 16 de março, o monólogo expõe, com humor e profundidade, reflexões sobre a sociedade contemporânea e a falta de diálogo que nos envolve.

DESTAQUECULTURAEVENTOS

3/11/20253 min read

O espetáculo “Demos” é uma jornada poética e visceral protagonizada pelo talentoso artista Luca Lima. Escrito, dirigido e encenado por ele, o solo teatral marca o início de sua pesquisa em solo performance, já sendo apresentado em diferentes versões e formatos desde 2018. O monólogo, que tem cerca de 40 minutos de duração, mergulha nas angústias da sociedade contemporânea e nas questões urgentes que envolvem a falta de comunicação e a polarização que marcam a atualidade.

De forma leve e bem-humorada, Luca compartilha com o público suas inquietações enquanto cidadão e artista, que o levaram à escrita e à criação deste trabalho. "Esse processo partiu do que senti que estava acontecendo com as pessoas, a falta de diálogo, essa polarização, enfim… isso tudo reverberou em mim a ponto de encontrar no exercício da escrita um lugar para dar vazão a uma angústia que me tomou – à época – enquanto cidadão e artista. A primeira apresentação veio da urgência de comunicar todas essas palavras e dividi-las com o outro", reflete o ator. A cada apresentação, o espetáculo se renova, mantendo sua energia e frescor, como um constante exercício de reflexão e expressão.

Luca Lima é um solo performer que investiga as inquietações poéticas por meio de uma cena expandida, onde dança, teatro e performance se entrelaçam de maneira imperceptível. É estudioso do “Teatro Essencial” de Denise Stoklos e bacharelando em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). A renomada atriz e diretora Denise Stoklos, criadora do Teatro Essencial, destacou: “Ele é um talento enorme, um dos melhores performers que já vi na minha vida, desde já”. A convite de Stoklos, “Demos” integrou a programação do FIDS (Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance) em 2022, em sua segunda edição.

O espetáculo também conquistou a admiração do grande documentarista Vladimir Carvalho, que ao assistir a uma apresentação em 2023, na Casa da Cultura Brasília, escreveu: "Com perfeito domínio do pequeno palco, com marcações, gestual e dicção que muito valorizam a cena, Luca nos envolve e faz pensar. Seu talento é inato e tudo faz crer que em breve vamos vê-lo brilhar em outros espetáculos. Evoé, Luca!"

Janette Dornellas, cantora lírica e curadora da Casa da Cultura na época, também se impressionou com a performance. “Fiquei impressionada com o domínio corporal, a força da expressão, a clareza do texto e a inteligência criativa do Luca. Não só no roteiro, mas na dramaturgia das cenas. Um grande artista, um grande ator, com tanto carisma e personalidade.”

A sinopse do espetáculo traz uma descrição poética do que é a experiência vivida pelo público durante os 40 minutos de performance. “Demos é uma fala-fluxo, uma fala-rio, que inunda, encharca, se estreita e se expande e deságua, por fim. Um corpo inaugura essa fala atormentado por uma sociedade à beira do colapso. Esse discurso – por assim dizer – não pretende responder a nada mas, como os peixes, mergulhar fundo quando as correntezas se mostrarem perigosas.”, afirma Luca.

O espetáculo será apresentado nos dias 15 e 16 de março, às 19h, na Casa dos Quatro, um espaço multicultural que tem se consolidado como um importante polo de arte e cultura na cidade.


Data: 15 e 16 de março de 2025
Horário: 19h
Local: Casa dos Quatro

Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos à venda no sympla no valor de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)

https://www.sympla.com.br/evento/demos---na-casa-dos-quatro/2858071

Ficha Técnica:
Concepção, Texto e Performance: Luca Lima
Assistência de direção e identidade visual: Priscila de Freitas
Provocação Cênica: Yuri Fidelis
Consultoria em iluminação: Jamile Tormann e Caio Maciel
Operação de luz: Ana Clara Neves ou Caio Maciel
Arquitetura cênica: Jamile Tormann
Design de figurino: Fernando Cardoso
Design de maquiagem: Rubens Fontes
Design de som e operação: Luca Lima