Elas Publicam 2025 reúne mais de 280 mulheres e celebra o protagonismo feminino no mercado editorial
Idealizado por Lella Malta, evento fortalece redes de apoio e impulsiona a presença das mulheres na literatura e na produção cultural brasileira


A nona edição do Elas Publicam, Encontro de Mulheres do Mercado Editorial reuniu 284 participantes no último sábado (26), na Casa Thomas Jefferson, em Brasília. Criado e idealizado pela escritora e produtora cultural Lella Malta, o evento se consolida como um dos mais importantes espaços de formação, troca e fortalecimento feminino no cenário literário nacional.
Com uma programação intensa de palestras, oficinas e debates, o evento abordou temas como políticas públicas de leitura, mercado digital, literatura como resistência e publicação independente. Estiveram presentes nomes como Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro, Iana Villela, Taylane Cruz, Dia Bárbara Nobre e Karol Lopes, ampliando a diversidade de perspectivas sobre o futuro da literatura feita por mulheres.
Entre as convidadas, a escritora Fabiane Guimarães marcou presença compartilhando sua trajetória e experiências no mercado editorial e audiovisual. Para Lella Malta, o evento representa mais que um encontro, é uma rede de transformação. “Ver 284 mulheres reunidas, trocando ideias e se apoiando, mostra que o protagonismo feminino não é tendência, é realidade. Estamos ocupando nossos espaços com talento, coragem e propósito”, concluiu.
