O match certo, você encontra aqui!

Encontro marca abertura da 3ª TEIA/Fórum dos Pontos de Cultura do DF

Primeiro dia trouxe feira, cortejo tradicional e mesa de debates sobre fomento, políticas públicas e cultura viva

DESTAQUEPUBLICIDADEEVENTOS

Trapézio Comunicação

11/24/20252 min read

Nesta sexta-feira (21), aconteceu o primeiro dia da 3ª TEIA/Fórum Pontos e Pontões de Cultura do DF, no Centro Cultural Renato Russo. O encontro reuniu produtores e fazedores de cultura, além de autoridades e artistas. Com foco na justiça climática, o fórum, organizado pela Rede Cultura Viva DF, discutiu temas como o futuro das organizações culturais, perspectivas para os próximos ciclos de fomento e a diversidade.


O evento começou com a abertura da Feira de Economia Solidária, com exposição de produtos artesanais, gastronômicos e ecológicos dos Pontos de Cultura do DF. Logo depois, o público foi agraciado com o cortejo cênico musical, trazendo o Encontro de Bois do DF, com os tradicionais Boi do seu Teodoro, Boi Jatobá e Boi do Itapoã. Além de apresentações musicais ao longo da programação.


Durante a mesa temática estiveram presentes a Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural - MINC, Márcia Helena Rollemberg, o SubSecretário de Cultura e Economia Criativa do DF- Secec, João Cândido, o Membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/DF, ponto de Cultura Mamulengo Sem Fronteiras, Walter Cedro, Leandro Artur Anton, Coordenador Geral de Articulação da Cultura Viva - MINC e Hélio Martins, Membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/GO.


O momento foi de discutir os temas propostos pela TEIA. “Fazer valer os direitos culturais, o acesso ao fomento cultural por parte da rede de pontos de cultura, que é essa cultura que acontece em todo o Distrito Federal, valorosa, com a cultura popular, com a cultura da juventude, com as culturas tradicionais. Vamos fazer valer os nossos direitos e essa TEIA é o momento de fertilizar, de fomentar e alimentar nossa alma para fazer valer esses direitos”, afirmou a secretária Márcia Helena Rollemberg.


Ailton Velez, do Ponto de Cultura Meninos de Ceilândia, falou da importância de reunir diversos fazedores de cultura com uma pluralidade que permite fazer do DF um grande polo cultural. “A 3ª TEIA do Distrito Federal é importante nesse momento para fortalecer e resgatar um movimento que já vem sendo construído há 20 anos em todo o Brasil. A expectativa é fortalecer-lo, buscar novas perspectivas da cultura no DF, a diversidade aqui é muito grande, a gente sabe que tem representação de cultura do Brasil todo no Distrito Federal, então a gente tem essa vantagem, o que nos permite construir novas visões do que se pretende, do que se quer para novas políticas no futuro”, explicou.


A realização da TEIA/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura do DF, é um marco fundamental na preparação local para a 6º Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que ocorrerá no Espírito Santo, em março de 2026. Este encontro no Distrito Federal se articula diretamente com a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), uma das principais fontes de fomento cultural do Brasil.


O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e Rede Distrital do Ponto de Cultura, além do suporte estratégico do OMNI - Instituto de Desenvolvimento Social, através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Essa união de forças entre sociedade civil organizada e governo federal e distrital visa fortalecer o debate sobre a cultura como prática viva nos territórios, com foco no tema "Pontos de Cultura pela Justiça Climática", e selecionar a delegação do DF para o grande encontro nacional.