Exposição “Nada Sobre Nós, Sem Nós” destaca protagonismo de pessoas com deficiência no Festival Mês da Fotografia, no Museu da República
De 5 de agosto a 7 de setembro de 2025, o Museu Nacional da República, em Brasília, recebe a exposição “Nada Sobre Nós, Sem Nós!”, como parte da programação do Festival Mês da Fotografia 2025, que tem como tema “O que Vemos Quando Escutamos”. A mostra reúne cerca de 20 imagens feitas por alunos da APAE, CESAS (Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul) e de Juliana Peres_ idealizadora da 3ª edição do projeto Vivências Inclusivas_, que tem como foco a inclusão de pessoas com deficiência por meio da linguagem visual.
DESTAQUEEVENTOSCULTURA


Influenciadora digital, ativista e orgulhosamente PCD, como ela mesma faz questão de se apresentar — Juliana acredita na força deste projeto, que oferece experiências acessíveis unindo arte, empoderamento e consciência ambiental. “O Vivências inclusivas é a prova de que é possível incluir pessoas com deficiência nas atividades culturais, criando oportunidades reais e quebrando estigmas no mercado de trabalho”, afirma Juliana.
Este ano, o Vivências Inclusivas ganhou o selo comemorativo da COP 30, reforçando sua conexão com a agenda climática. As atividades incluíram oficinas na APAE Ceilândia e no CESAS (Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul), além de uma saída fotográfica na Trilha da Capivara, no Parque Nacional de Brasília.
Com curadoria pedagógica da fotógrafa e arte-educadora Isabella Gurgel, as oficinas utilizaram câmeras digitais e smartphones, sempre com atenção à acessibilidade e ao uso da Língua Brasileira de Sinais. “É gratificante ver como os alunos registram o essencial, com sensibilidade e potência visual”, destaca Isabella. Durante o período da mostra, será lançado um minidocumentário com depoimentos e bastidores do processo criativo dos participantes.


SOBRE O FESTIVAL MÊS DA FOTOGRAFIA
O Festival Mês da Fotografia — agora oficialmente FMF — realiza uma edição especial em 2025. Com o tema “O que Vemos Quando Escutamos”, o evento reúne quatro exposições que atravessam os campos da inclusão, da ancestralidade e da criação poética. Além da mostra “Nada Sobre Nós Sem Nós!”, tem ainda “Sob os Pés do Mundo”, de Flavio Marzadro, trazendo a deficiência como potência estética e sensível, “Sons da Terra: Começo, Meio e Começo”, do Ògan Assogbá Luiz Alves, e “Nego Fugido”, do fotógrafo franco-italiano Nicola Lo Calzo. Ambas mergulham nas tradições afro-brasileiras, reencenando memórias, gestos e territórios ancestrais propondo novas formas de escuta e percepção visual.
SERVIÇO
Exposição “Nada Sobre Nós, Sem Nós!” no Festival Mês da Fotografia
De 5 de agosto a 7 de setembro de 2025
Galeria 2 – Térreo do Museu Nacional da República, Brasília – DF
Visitação: Terça a Domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Festival Mês da Fotografia 2025