Festival Adorei as Almas encerra 18ª edição com a tradicional Feijoada da Vovó Maria Conga
Celebração reúne comunidade, participantes das oficinas e convidados no Terreiro da Vovó Maria Conga, em Planaltina (DF), no dia 29 de novembro
DESTAQUEGASTRONOMIACULTURAPUBLICIDADE


O Festival Adorei as Almas - Feijoada da Vovó Maria Conga chega ao seu grande momento de encerramento em 29 de novembro, com a realização da Feijoada da Vovó Maria Conga, evento que marca o fim de mais um ciclo de sucesso, aprendizado e celebração da ancestralidade.
A feijoada é um dos momentos mais esperados do festival, reunindo cerca de 200 pessoas entre integrantes das oficinas, lideranças culturais, religiosas e a comunidade em geral, em um ambiente de confraternização, música, partilha e fé. Este ano a organização do evento, comprometida em garantir amplo acesso ao evento, disponibilizou 100 convites gratuitos na plataforma Sympla, reforçando o caráter inclusivo e acolhedor da feijoada com a participação popular.
Mais que um almoço, é um encontro de gerações pela valorização das tradições afro-brasileiras e pelo fortalecimento dos laços comunitários construídos ao longo das atividades do projeto. Com aroma, sabor e afeto, a deliciosa feijoada é preparada pela equipe da Mãe Maria do Cerrado, que comanda o Terreiro da Vovó Maria Conga - Santuário de Maria, em Planaltina (DF). Este prato tão simbólico de nossa cultura, que tem suas origens nas senzalas brasileiras, remete à união, resistência e celebração coletiva, valores que estão no coração do festival desde sua primeira edição, em 2007.
“O Festival Adorei as Almas é, antes de tudo, um espaço de fortalecimento das nossas raízes. Cada edição reafirma o compromisso com a preservação dos saberes tradicionais e com a integração da comunidade. Encerrar esse ciclo com uma feijoada é comemorar a vida, a solidariedade e o legado de Maria Conga”, afirma Mãe Maria do Cerrado, idealizadora do projeto executado por Marcos Antonio Sousa Madeira.
Ao longo dos últimos meses, o festival promoveu oficinas de benzimento, produção de garrafadas e construção de berimbau e capoeira, que mobilizaram dezenas de participantes em torno de práticas ancestrais e expressões da cultura popular. A Feijoada da Vovó Maria Conga fecha esse percurso, consolidando o terreiro como espaço de fé, convivência e fortalecimento comunitário.
Realizado pela primeira vez em 2007, o Festival Adorei as Almas é uma iniciativa inspirada na força simbólica de Maria Conga, figura histórica e espiritual reverenciada como Preta Velha da Umbanda e liderança quilombola do século XIX. Em 2022, o Terreiro da Vovó Maria Conga foi reconhecido como Unidade Tradicional de Terreiro (UTT) por meio do Projeto de Lei nº 1.279/2022, fortalecendo sua importância como patrimônio cultural e espiritual do Distrito Federal.
O Festival Adorei as Almas - Feijoada da Vovó Maria Conga (18ª edição) é realizado com recursos do PNAB-DF, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) e do Ministério da Cultura- Governo Federal.
Serviço
Festival Adorei as Almas – Feijoada da Vovó Maria Conga
29 de novembro de 2025 (sábado)
A partir das 12h
Terreiro da Vovó Maria Conga – Santuário de Maria
Endereço: DF 130, KM 05 – Sítio Agrovale, Chácara Santa Fé nº 02, Planaltina-DF
Evento aberto à comunidade | Previsão de público: 200 pessoas
Feijoada preparada pela equipe da Mãe Maria do Cerrado
Donna Mídia Comunicação
Charlotte Vilela
(61) 98151-2400
5 anexos • Verificados pelo Gmail
