O match certo, você encontra aqui!

Festival Peruano 2025

9ª edição do evento acontece dia 9 de agosto, sábado, das 10h às 18h, na Embaixada do Peru, em Brasília, com gastronomia com curadoria do chef peruano Marco Espinoza, workshops e bazar de produtos e apresentações culturais típicos do país andino.

DESTAQUECULTURAEVENTOS

Uma Comunicação

8/6/20252 min read

O Festival Peruano, um dos eventos gastronômicos e culturais mais aguardados da Cidade, chega a sua 9ª edição no próximo sábado, 9 de agosto, nos jardins da Embaixada do Peru no Brasil, no Setor de Embaixadas Sul, das 10h às 18h, com entrada gratuita mediante 1kg de alimento não perecível. Durante todo o dia, gastronomia e apresentações culturais típicas do Peru, além de workshops ensinando o preparo do ceviche e do Pisco Sour, e o de como tocar o Cajón Peruano, um dos instrumentos mais reconhecidos no mundo. Outra atração aguardada pelos visitantes é o bazar com roupas típicas, artesanato e produtos como Inka Cola e doces à venda.

A curadoria gastronômica do evento é do renomado chef peruano Marco Espinoza, dos restaurantes Taypá sabores del Perú, Cantón e Kinjo Nikkei, em Brasília, e de casas consagradas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A proposta do chef Espinoza para a edição 2025 do festival é baseada nos sabores mais representativos do Peru: os ceviches, a comida criolla, as brasas com tempero peruano, a culinária nikkei (a fusão da gastronomia peruana e japonesa) e as sobremesas tradicionais daquele país. Para acompanhar, uma das cervejas mais populares no Peru, a Cusqueña, e o Pisco. A emblemática bebida peruana é o destilado peruano com denominação de origem, com mais de 400 anos de história. Entre os drinks que serão oferecidos, o Pisco Sour e o Chilcano de Pisco.

O workshop de ceviche, inédito no evento, será ministrado pelo chef peruano, Walter Gonzales, chef-executivo da Embaixada do Canadá no Brasil. Ele irá desvendar ao público, os segredos do “leche de tigre” e da técnica que faz do ceviche um patrimônio da culinária mundial. O de Pisco Sour tem a frente o bartender e sommelier Paul Berrospi, que contará uma breve história da bebida e ensinará o preparo do drinque. Já o workshop de Cajón Peruano fica a cargo de Alex Carrasco

A programação cultural conta com as apresentações da “Banda Típica Peruana”, um sexteto instrumental dirigido pelo músico peruano Alex Carrasco, que apresentará os ritmos folclóricos das diversas regiões do Peru, e de danças típicas. Diretamente de São Paulo, o grupo de dança folclórica “Raíces Norteñas” apresentará danças tradicionais como a Marinera Norteña y Hayno.

O Festival Peruano é organizado pela Embaixada do Peru com o objetivo de divulgar as atrações gastronômicas, culturais e turísticas do país.