O match certo, você encontra aqui!

Festival Sons da Diáspora celebra Tim Maia em três dias de soul e groove

Com entrada franca, Casa Jasmim recebe programação especial de 26 a 28 de setembro, para comemorar o aniversário do Síndico do Brasil

EVENTOSCULTURADESTAQUE

Barbara de Alencar

9/12/20252 min read

Após uma estreia marcante em abril com a Semana Dona Ivone Lara, o projeto Sons da Diáspora está de volta. Em sua segunda edição, o festival presta uma merecida homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira: Tim Maia. De 26 a 28 de setembro, mês em que o "Síndico" completaria 83 anos, o evento convida o público a uma imersão no soul e no funk que marcaram gerações.

Criado pelo artista Jeff Brito e realizado pela Casa Jasmim, o projeto tem como objetivo valorizar e difundir a produção musical de artistas negros e negras do Distrito Federal. De acordo com o idealizador da iniciativa, a “Semana Tim Maia” vai traçar uma ponte entre a herança musical do “Síndico” e a efervescência da cena local. “O Sons da Diáspora é mais que um festival: é um ato de resistência. Como artista preto de Brasília, senti na pele a falta de espaços que valorizassem nossa arte. Este projeto é nossa resposta: é sobre ocupar, celebrar nossa história e honrar nossos gigantes”, explica Brito.

Programação de peso para reverenciar o mestre

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o festival apresenta um line-up potente, com artistas da capital que prometem levar o público em uma jornada pelas diversas camadas do som de Tim Maia.

Nomes de destaque na cena local vão promover um encontro de vozes, ritmos e histórias que celebram a diversidade e a força da música negra. Na sexta-feira (26/09), LuArau, Pratanes e Ediá vão trazer a energia e a força do soul e do funk. No sábado (27/09), Rayara Correia, Jeff Brito e Thais Uessugui assumem o comando com muito groove. Jope Chaves e Isa Marques encerram a programação no domingo (28/09), mostrando que a música do Síndico continua viva e inspirando novas gerações.

Sobre o projeto

A primeira edição do Sons da Diáspora foi realizada em abril, celebrando o aniversário da Grande Dama do Samba, Dona Ivone Lara. Na primeira semana comemorativa, o projeto reuniu renomadas artistas negras do Distrito Federal para interpretar os maiores sucessos da cantora.

Além de proporcionar espaço para difundir a produção musical de artistas negros e negras do DF, a iniciativa também promoveu oficinas de canto e yoga para mulheres em situação de violência atendidas por instituições, promovendo o empoderamento e a inclusão social.

SERVIÇO:
Sons da Diáspora - Semana Tim Maia
Quando: De 26 a 28/09. De sexta-feira a domingo, a partir das 19h.
Onde: Casa Jasmin - SHCGN 716, bloco P, casa 30 - Asa Norte
Quanto: entrada franca, mediante retirada de ingresso no Sympla
Mais informações: @sons_dadiaspora

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira | 26/09
19h — LuArau
20h — Pratanes
21h — Ediá

Sábado | 27/09
19h — Rayara Correia
20h — Jeff
21h — Thais Uessugui

Domingo | 28/09
19h — Jope Chaves
20h — Isa Marques