Frevo, choro e encantamento marcam a semana do Complexo Cultural do Choro
Programação reúne Marcos Moraes, Laura Medeiros, Carlos Piau, a parceria de Face Quarteto e Maestro Spok, espetáculo infantil com a Sereia Luzia e a tradicional Roda de Choro no Parque da Cidade


A semana do Complexo Cultural do Choro chega repleta de encontros marcantes, unindo tradição, inovação e atividades para toda a família. Entre os destaques estão o Choro Livre Convida com Marcos Moraes, Laura Medeiros e Carlos Piau, o Tributo aos Mestres com o Face Quarteto e o maestro Spok, o Piquenique Chorão com a Sereia Luzia e Estrela Molhada, além da já tradicional Roda de Choro no Parque da Cidade.
A programação começa na quarta-feira, 10 de setembro, com o Choro Livre Convida, que promove diálogos musicais entre gerações. Nesta edição, o Regional Choro Livre recebe Marcos Moraes, Laura Medeiros e Carlos Piau em um espetáculo de improviso, talento e brasilidade.
Nos dias 12 e 13 de setembro, o palco do Clube do Choro será tomado pela energia contagiante do Tributo aos Mestres com o Face Quarteto e o maestro Spok. Juntos desde 2018 em apresentações pelo Brasil, lançaram em 2024 seu primeiro álbum em colaboração, reunindo composições inéditas e arranjos ousados. No show, o frevo se mistura ao choro, baião, ciranda, ijexá, jazz e outras linguagens, resultando em uma apresentação vibrante e contemporânea.
Reconhecido como um dos grandes mestres do frevo no mundo, Spok já levou sua música a palcos como o Montreux Jazz Festival e o Rock in Rio Las Vegas. Ao lado do quarteto formado por Márcio Marinho (cavaquinho de 6 cordas), Victor Angeleas (bandolim de 10 cordas), Larissa Umaytá (pandeiro) e Bruno Rejan (baixo elétrico), o maestro promete noites de alegria, virtuosismo e carisma.
No sábado, 13 de setembro, o dia começa com o Piquenique Chorão, às 11h, no Clube do Choro. As famílias poderão se divertir com o espetáculo da Sereia Luzia e Estrela Molhada, criação do artista brasiliense Jun Cascaes. O projeto nasceu em 2017, inspirado em pesquisas sobre a cultura popular e no instrumento agbê, transformando música e dança em uma experiência encantadora. A mitologia da Sereia Luzia envolve o público em toques repicados, improvisos e simbologias, num convite ao imaginário coletivo.
Ainda no sábado, professores e alunos da Escola Brasileira de Choro se encontram no Parque da Cidade para a já tradicional Roda de Choro, reafirmando a vivência comunitária e celebrando a formação musical que é marca registrada do projeto.
Patrocinado pela Shell, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Complexo Cultural do Choro reafirma seu papel como espaço pulsante de celebração da música, da educação e da memória brasileira.
“Acreditamos que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. Nossa agenda de patrocínios culturais reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão. O Complexo Cultural do Choro já se tornou um acontecimento tradicional na cidade de Brasília, e temos orgulho em continuar mais um ano desta parceria”, afirma Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.
“O Complexo Cultural do Choro nasceu com o propósito de fortalecer a cena musical de Brasília e projetar nossos artistas em diálogo com grandes nomes nacionais. Receber o maestro Spok ao lado do Face Quarteto é um marco para o projeto e uma celebração da nossa missão”, destaca Henrique Neto, diretor do Clube do Choro de Brasília.
SOBRE O PROJETO
O projeto, de acordo com o plano bianual do Complexo Cultural do Choro de Brasília, prevê ações integradas da Escola Brasileira de Choro e do Clube do Choro de Brasília visando à difusão e renovação da música instrumental brasileira. As atividades incluem ensaios abertos, bolsas de ensino musical, rodas de choro e samba, atividades infantis e shows, sempre com o propósito de resguardar, transmitir conhecimento e fomentar o Choro, gênero seminal da MPB.
O objetivo maior é dar continuidade ao trabalho iniciado em 2023, ampliando e consolidando o espaço como centro cultural e educacional de referência. O projeto busca também formar público — da infância à terceira idade —, promover o intercâmbio entre artistas e fortalecer a vocação natural de Brasília como capital da música instrumental, revelando novos talentos em nível nacional e internacional.
SOBRE A SHELL
Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 10/09 – 19h30: Choro Livre Convida com Marcos Moraes, Laura Medeiros e Carlos Piau
Dia 29/08 – 20h30: Tributo aos Mestres com Face Quarteto & Maestro Spok
Dia 30/08 – 11h00: Piquenique Chorão com Sereia Luzia e Estrela Molhada
11h00: Ensaio Aberto – Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro no Parque da Cidade (Choro no Parque)
12h00: Feijoada com Samba
20h30: Tributo aos Mestres com Face Quarteto & Maestro Spok
SERVIÇO
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dias: 10, 12 e 13 de setembro (quarta, sexta e sábado)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental e Parque da Cidade
Telefone: (61) 3226-3969
Acesso gratuito para Choro Livre Convida, Piquenique Chorão e Ensaio Aberto
Show Face Quarteto & Maestro Spok – R$ 50 (meia) / R$ 100 (inteira). Ingressos: www.bilheteriadigital.com
Feijoada com Samba: reservas (61) 99527-4664
Classificação: Livre
Redes sociais: @complexodochoro