Mostra Meu Primeiro Cinema 2025: programação gratuita no Cine Brasília
Descrição do post.
DESTAQUEPUBLICIDADE


O Cine Brasília, um dos mais icônicos espaços cinematográficos do país, prepara-se para ser novamente o palco do Meu Primeiro Cinema. Em sua nova edição, que acontece de 18 a 23 de novembro de 2025, a mostra internacional consolida-se como um evento essencial na cultura brasiliense, dedicando seis dias à magia do cinema para bebês e crianças de 0 a 11 anos. Com uma programação inteiramente gratuita, o evento reafirma seu compromisso de oferecer uma primeira experiência audiovisual rica, diversa e inesquecível para a meninada.
A programação é cuidadosamente estruturada para atender a diferentes públicos ao longo da semana. Terça, quarta e sexta-feira (18 a 21/11), têm sessões para o público escolar, com horários reservados para escolas e creches de todo o Distrito Federal. De quinta-feira a domingo (21 e 23/11), as portas se abrem para o público familiar, convidando mães, pais e filhos a viverem juntos a experiência encantadora do cinema.
No foyer e emoldurados por uma cenografia lúdica sensível, bebês de 0 a 5 anos assistem à delicada produção do Canal BebeLume. No interior do Cine Brasília, crianças de 6 a 7 anos e de 8 a 11 anos conferem uma seleção de curtas-metragens em animação 2D e 3D, stop motion, documentário e live action.
A curadoria de Vicky Romero e Clarice Cardell selecionou filmes de oito países, com forte representação da América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Uruguai, além de uma coprodução com a França. Os 17 títulos compõem um mosaico de temas sensíveis e atuais, abordando de forma poética a amizade que transcende diferenças, a relação com a natureza e os animais, a descoberta de si mesmo, a valorização da memória e dos avós, a superação de desafios, a criatividade e o brincar, e a importância da solidariedade e do cuidado com o próximo.
Sobre a curadoria, "nesta edição, reforçamos o compromisso de apresentar narrativas que dialogam diretamente com o universo infantil em sua complexidade e beleza. São filmes que falam de medo, coragem, perda e descoberta, sempre com um olhar de esperança e encantamento, tão caro à primeira infância", comenta Clarice Cardell.
Segundo Vicky Romero, "a seleção de 2025 é um verdadeiro panorama da animação contemporânea para crianças. Conseguimos reunir produções de países como Paraguai e Peru, que raramente são exibidas no circuito comercial, oferecendo ao nosso público uma visão plural e rica da cultura latino-americana".
Para criar a atmosfera imersiva, o Cine Brasília ganha cenografia idealizada para encantar o olhar das crianças. A experiência começa já na área externa, onde a meninada é recepcionada por uma encenação teatral, que a conduz ao cinema, criando uma ponte entre os mundos cotidiano e o extraordinário da sétima arte.
Lançamento do documentário "A Estética do Brincar"
Além da exibição de filmes, o evento consolida-se como um espaço de reflexão sobre os conteúdos para a Primeira Infância. Neste sentido, realiza o lançamento do documentário "A Estética do Brincar", na quarta-feira (19/11), seguido de um debate com Clarice Cardell e Dani Mello. O filme, realizado com fomento do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), é uma travessia poética pelas potências da infância, filmado em Brazlândia (DF), e acompanha experiências de educadoras, crianças e artistas para o brincar se torna linguagem, pesquisa e forma de resistência, propondo uma pedagogia da delicadeza.
Lançamento do Portal BebeLume
A mostra também será palco do lançamento do Portal BebeLume, no sábado (22/11). Este novo ambiente digital reúne, em um só lugar, as produções, jogos e conteúdos educativos do BebeLume voltados à primeira infância, incluindo o Canal BebeLume com séries e filmes premiados, o aplicativo com jogos criativos e a seção ArteEduca, com materiais formativos para educadores.
Após o término da mostra, todos os filmes ficarão disponíveis em https://bebelume.com.br/ ao longo de um mês. Como período de degustação do portal, as séries produzidas pelo BebeLume estarão disponíveis até o final do ano. Em seguida, todo o conteúdo poderá ser acessado mediante uma assinatura mensal de R$ 4,90.
O espetáculo "As Canções de Makuru"
E para fechar a programação do sábado com chave de ouro, o espetáculo "As Canções de Makuru" promete um final de tarde mágico. Trata-se de um musical teatral imersivo para crianças de 0 a 5 anos, que resgata cantigas de ninar brasileiras através de música ao vivo com Clarice Cardell e Mateus Ferrari, animações e projeções, dentro de uma "caixa mágica" especialmente adaptada para a primeira infância.
A edição 2025 do Meu Primeiro Cinema conta com o essencial apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, além do Fundo Nacional da Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Conta também com a parceria do Cine Brasília e Tangará. A realização é do Instituto Bem Cultural e BebeLume Produções Audiovisuais, com o apoio do Governo do Brasil – Do Lado do Povo Brasileiro
