O match certo, você encontra aqui!

Oficina gratuita investiga a força da palavra em cena no CCBB Brasília

Descrição do post.

DESTAQUEPUBLICIDADE

Érica Cidade

11/6/20254 min read

Explorar o poder da palavra falada e suas múltiplas camadas de sentido é o convite que o Grupo Quatroloscinco - Teatro do Comum faz ao público de Brasília nos dias 15 e 16 de novembro (sábado e domingo), das 13h às 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. A oficina gratuita ‘A palavra em cena: habitar o texto’ propõe uma imersão no texto teatral por meio de leituras, exercícios e criação de microcenas.

Os integrantes Ítalo Laureano, Marcos Coletta, Assis Benevenuto e Rejane Faria conduzem a atividade, voltada a artistas profissionais ou em formação, estudantes de teatro e pessoas interessadas em experimentar a linguagem da cena. A carga horária é de oito horas, com classificação indicativa de 16 anos.

Para Marcos Coletta, a oficina é uma forma de vivenciar outro tipo de troca com o público, além do espetáculo. “Nós valorizamos muito a prática pedagógica, pois é a oportunidade de trocar saberes, experiências e arejar nossa pesquisa", destaca Marcos.

Com 20 vagas disponíveis, as inscrições podem ser feitas até 11 de novembro pelo site www.quatroloscinco.com e também no site do CCBB (bb.com.br/cultura). O resultado será comunicado aos inscritos por e-mail até 13 de novembro.

Já realizada nos CCBBs de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, a oficina condensa a pesquisa de 18 anos do grupo sobre o trabalho com o texto em cena e o encontro entre palavra, corpo e presença.

Serviço

Oficina A palavra em cena: habitar o texto
Com o Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum
Data: 15 e 16 de novembro (sábado e domingo)
Hora:
13h às 17h
Local:
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (SCES, Trecho 2 – Brasília/DF)
Classificação indicativa:
16 anos
Inscrições até 11/11: www.quatroloscinco.com e bb.com.br/cultura
Resultado: comunicado por e-mail até 13/11
Atividade gratuita

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o local dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

O espaço ainda oferece o Programa CCBB Educativo, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no CCBB, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.

Desde o final de 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, e desde então recebe a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade. A conquista atende à Ação 24 da Agenda 30, cujo objetivo é reforçar a gestão dos programas, iniciativas e práticas ambientais e de ecoeficiência do BB e demonstra o alinhamento do CCBB Brasília à estratégia corporativa do BB, enquanto espaço de difusão cultural que valoriza a diversidade, a acessibilidade, a inclusão e a sustentabilidade porque transformar vidas é parte da nossa cultura.

Acessibilidade CCBB

A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.

A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van.

Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.

Horários da van, de quinta a domingo:

Biblioteca Nacional | CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h

CCBB | Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30

Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum

Com 18 anos de trajetória, o Grupo Quatroloscinco mantém trabalho continuado de pesquisa e prática teatral, baseado na criação coletiva e autoral sob uma estética contemporânea. O grupo busca uma cena centrada no jogo entre os atores, na relação com o texto e no encontro com o espectador. Surgido como um coletivo de pesquisa de alunos de Teatro da UFMG, o Quatroloscinco se profissionalizou e se tornou um dos mais respeitados nomes do teatro mineiro, conquistando prêmios, circulando em dezenas de festivais e realizando ações em 95 cidades de 21 estados do país, além de Cuba, Uruguai e Argentina. Criou as peças “Velocidade”, “Luz e Neblina”, “Apossinarmológuissi”, “Tragédia”, “Fauna”, “Ignorância”, “Humor”, “Get Out!”, “Outro Lado” e “É só uma Formalidade”, que receberam 12 prêmios e 23 indicações. Também publicou seis livros com a dramaturgia de seus espetáculos.

CCBB Brasília

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 21h

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF

Fone: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br

Site: bb.com.br/cultura

Facebook/Instagram: @ccbbbrasilia

TikTok: @ccbbcultura

YouTube: bancodobrasil