Pecuária circular: impacto na mesa do brasileiro, no meio ambiente e nos custos
Carapreta transforma resíduos em energia limpa e adubo orgânico, reduzindo 34 mil toneladas de carbono por ano
DESTAQUEPUBLICIDADE


A Carapreta - marca brasileira de proteínas de origem animal nobres - é pioneira na implementação da pecuária circular no país. Com operações no norte de Minas Gerais, a empresa adota práticas sustentáveis que transformam resíduos agropecuários em recursos valiosos, alinhando-se às tendências globais de economia circular e sustentabilidade no agronegócio.
“A adoção de práticas de pecuária circular no Brasil tem implicações diretas na alimentação do consumidor. O uso de tecnologias sustentáveis na produção de carne bovina, tilápias e ovinos reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa”, explica Frederico Campos, Diretor-geral de operações da Carapreta. “É isso que a Carapreta faz em sua produção, resultando na redução de 34 mil toneladas de carbono por ano, com a tendência a aumentar nos próximos anos”.
A pecuária circular busca minimizar desperdícios e maximizar a reutilização de recursos dentro da cadeia produtiva. Diferente do modelo linear tradicional “extração, produção, descarte”, o modelo circular propõe um ciclo contínuo de reaproveitamento, no qual resíduos provindos da atividade pecuária, como esterco, capim, matéria orgânica, são convertidos em energia e fertilizantes, fechando o ciclo produtivo de forma sustentável.
Impacto na mesa do brasileiro
Práticas sustentáveis como compostagem de dejetos e uso de biodigestores para geração de biogás reduzem resíduos e produzem energia limpa, refletindo-se em alimentos mais sustentáveis. Neste contexto, a Carapreta conta com inovações e tecnologias, resultando na redução de cerca de 34 mil toneladas de CO₂ anualmente. Para isso, a empresa adota práticas como:
Produção de biogás: biodigestores convertem esterco bovino em energia limpa para as operações.
Compostagem: esterco transformado em compostos orgânicos ricos em nutrientes para fertilização natural das lavouras.
Fertirrigação: água proveniente da criação de tilápias, rica em nutrientes orgânicos e minerais, é utilizada na irrigação das culturas.
“A adoção da pecuária circular está ganhando destaque no Brasil. Assim como a Carapreta, empresas rurais têm implementado princípios da circularidade que afetam positivamente o caixa. Além disso, aumentam os meios de redução de custos, acesso a novos mercados e se alinhar às exigências de consumidores e reguladores por práticas sustentáveis", conclui Frederico Campos.
Site: www.carapreta.com.br
Instagram:@carapretaoficial
Sobre a Carapreta
Com atendimento em 23 estados do Brasil e lojas próprias em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, a Carapreta é uma marca brasileira especializada em carnes premium. Reconhecida por sua atuação sustentável, foco em bem-estar animal e padrão superior de qualidade, a empresa alia tecnologia, genética de ponta e manejo responsável para entregar cortes excepcionais, com elevado nível de marmoreio.
