Projeto leva repente, cordel e acessibilidade para a juventude de escolas públicas do Gama
Iniciativa do repentista Valdenor de Almeida promoverá 12 apresentações artísticas e oficinas em escolas rurais e urbanas, com ações inclusivas para pessoas com deficiência
EVENTOSDESTAQUE


Com o objetivo de valorizar as raízes nordestinas que formam a identidade do Distrito Federal, o projeto “Repente e Cordel” levará a arte tradicional da cantoria e da poesia popular para 12 escolas públicas da cidade do Gama. A iniciativa, idealizada e protagonizada pelo celebrado repentista Valdenor de Almeida, é destinada especialmente à juventude periférica, fomentando cultura, educação e pertencimento por meio de uma das mais autênticas expressões artísticas do Brasil.
O projeto contemplará cinco escolas da zona rural (CEF Ponte Alta do Baixo, CEF Ponte Alto Norte, CEF Casa Grande, CEF Engenho Velho das Lajes e CEF Tamanduá) e sete da zona urbana do Gama (CEF 15, CEM 01, CEM 02, CED 06, CED 07, CEM Integrado à Educação Profissional e Centro de Ensino Especial 01). A expectativa é alcançar um público de aproximadamente 4.800 estudantes.
Além das 12 apresentações, que contarão com a participação de grandes nomes do repente do DF como Chico de Assis, Messias de Oliveira e João Santana, o projeto inclui 20 horas de oficinas de literatura de cordel, repente e poesia, ministradas por uma equipe de artistas e poetas, incluindo Lília Diniz, Margô Oliveira e Maria Lucimar.
Acessibilidade como compromisso
Um dos pilares do projeto é a inclusão, garantindo que a arte chegue a todos. Para isso, estão previstas várias ações de acessibilidade:
Uma apresentação no Centro de Ensino Especial 01 do Gama com audiodescrição;
Publicação de 10 livretos de cordel em Braile;
Gravação de um audiobook com a versão falada do livreto;
Produção de um documentário de 5 minutos registrando as atividades do projeto.
“Valorizar essa cultura é reconhecer nossas origens e fortalecer os vínculos com o território. Queremos que a juventude do Gama, que carrega no sangue essa herança nordestina, se veja e se empodere através da nossa música e da nossa poesia. E fazer isso de forma que todos possam participar é nossa maior obrigação”, declara Valdenor de Almeida, proponente do projeto, que conta com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF.
Justificativa e Importância Cultural
O Gama possui uma forte tradição no repente, sendo a única cidade do DF que possui um busto em homenagem ao repentista Lourival Bandeira, e já foi casa de outros grandes nomes da arte. O projeto busca consolidar essa herança cultural, levando o lúdico e o encantamento do repente diretamente para as escolas, fortalecendo a identidade cultural da região e oferecendo um conteúdo pedagógico rico e diversificado.
Serviço:
Repente e Cordel no Gama
O quê: Apresentações de repente, oficinas de cordel e poesia em 12 escolas públicas.
Onde: Escolas rurais e urbanas do Gama, DF.
Quem: Repentistas Valdenor de Almeida, Chico de Assis, Messias de Oliveira, João Santana e equipe de oficineiros.
Acessibilidade: Audiodescrição, cordel em braile e audiobook.
Programação confirmada:
16/9 às17h - CEF Ponte Alta de Baixo
16/9 às 20h - CED 07
20/9 às 20h - CEM 01
23/9 às 19h50 - CED Casa Grande
4/10 às 8h - CEM 02
6/10 às 16h - CEE Gama
Sobre Valdenor de Almeida: Repentista há mais de 30 anos residente no Gama, é um dos principais divulgadores da cultura do repente no Distrito Federal, com vasta experiência em apresentações e oficinas em escolas da região.