O match certo, você encontra aqui!

Projeto “Vozes e Imagens” promove oficinas de formação em artes cênicas para indígenas e quilombolas

Serão cinco oficinas gratuitas, realizadas entre outubro e dezembro, no Centro Educacional Gisno e na UnB - Faculdade de Planaltina (FUP)

DESTAQUEPUBLICIDADEEVENTOS

Marcelo Silva

10/8/20252 min read

O teatro brasileiro nasce do encontro de muitas matrizes: as tradições orais indígenas, as práticas afro-diaspóricas, as influências europeias e as criações populares que se reinventaram ao longo do tempo. É nessa pluralidade que o projeto “Vozes e Imagens: Formação Artística para Diversidade” se ancora para valorizar narrativas descoloniais, saberes tradicionais e inclusão social através da arte. O projeto promove cinco oficinas de formação teatral voltadas para artistas indígenas e quilombolas, que acontecerão de 13 de outubro a 19 de dezembro, sempre das 9h às 12h, no Centro Educacional Gisno e na UnB - Faculdade de Planaltina (FUP). As 150 vagas ofertadas serão preenchidas através de inscrição online e gratuita disponível neste link.

As oficinas unem formação prática e reflexão crítica, dialogando com autores que inspiram o cruzamento entre tradição, crítica social e inovação estética como Conceição Evaristo, Eliane Potiguara, Kabengele Munanga, Ailton Krenak, Leda Maria Martins, Hélio Oiticica, entre outros. Cada pessoa inscrita deverá escolher no máximo três oficinas para participar, levando em conta os seus interesses pessoais e habilidades que queira aprimorar em cinco áreas básicas na formação teatral: dramaturgia, corpo, cenografia, direção e produção cultural.

As oficinas serão ministradas por integrantes do Coletivo Poéticas da Meia Noite, grupo teatral que reúne artistas brasilienses e baianos, e que propõe uma metodologia que alia técnica, ancestralidade e coletividade, colocando a arte a serviço da diversidade. As oficinas serão ministradas pelos artistas Amanda Reis e Thiago Carvalho (direção), Anna Ju Carvalho e Davi Dias (dramaturgia), Gabriela Vasconcelos e Abgail Castilho (corpo), Fernanda Duarte e Ana Clara Neves (cenografia) e Fernanda Tiago e Vitor Alves (produção).

O projeto é realizado pelo Coletivo Poéticas da Meia Noite com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Datas e locais das oficinas:

Centro Educacional Gisno (plano piloto)

13 a 24/10 - Teias de Narrativas (Dramaturgia) – escrita de narrativas a partir de memórias e tradições;

27/10 a 07/11 - Corpo e Movimento Cultural (Corpo) – redescoberta da ancestralidade e valorização do corpo;

UnB - Faculdade de Planaltina (FUP)

10 a 21/11 - Espaços de Criação (Cenografia) – integração estética e criação de cenários, objetos e imagens visuais;

24/11 a 05/12 - Olhares que Narram (Direção) – liderança criativa e organização das narrativas em cena;

08/12 a 19/12 - Raízes e Rituais (Produção Cultural) – estruturação de projetos artísticos, sustentabilidade e circulação.