O match certo, você encontra aqui!

“Sempre um Papo” recebe Conceição Evaristo em Brasília Tema: “Literatura, Memória e Escrevivência”

Conceição Evaristo no palco da CAIXA Cultural para um papo sobre “Literatura, Memória e Escrevivência”

DESTAQUECULTURAPUBLICIDADE

Território Comunicação - Rodrigo Machado

11/21/20252 min read

O projeto Sempre um Papo realiza mais uma edição em Brasília no dia 26 de novembro, quarta-feira, às 19h30, no Teatro da CAIXA Cultural, recebendo a escritora Conceição Evaristo, uma das vozes mais importantes da literatura brasileira contemporânea. O encontro tem como tema “Literatura, Memória e Escrevivência” e propõe um diálogo sobre a palavra como instrumento de resistência, ancestralidade e justiça social.

A conversa faz parte da temporada 2025 do Sempre um Papo em Brasília, realizada com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e apoio cultural da Emgea. A entrada é gratuita, e os ingressos estarão disponíveis uma hora antes do evento. A classificação indicativa é 14 anos.

O evento marca uma temporada que, ao longo do ano, reuniu nomes como Itamar Vieira Júnior, Ailton Krenak, Ana Maria Gonçalves, Valter Hugo Mãe, Bianca Santana, José Miguel Wisnik, Eliana Alves Cruz, Paulo Scott e, em dezembro, Milton Hatoum, reafirmando o compromisso do Sempre um Papo com o pensamento crítico, a diversidade e o diálogo entre autores e leitores.

Sobre Conceição Evaristo

Autora de obras fundamentais como Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e Olhos d’Água, vencedora do Jabuti e traduzida em diversos países, Conceição Evaristo transformou a experiência da mulher negra em matéria literária e política, tornando-se referência mundial da escrita afro-brasileira. No encontro, ela fala também sobre sua trajetória, seus novos projetos e o conceito de “escrevivência” — a escrita como forma de existir e afirmar identidades.

Sobre Matheus Leitão

O mediador da conversa, Matheus Leitão, é especializado em jornalismo investigativo pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, onde foi visiting scholar entre 2012 e 2013. Em 23 anos de carreira como jornalista, trabalhou em diversos veículos de imprensa, como Correio Braziliense, Folha de S.Paulo, Rádio Globo e Portal G1. Atualmente, é colunista da revista Veja. Venceu as mais importantes distinções de jornalismo da América Latina como os prêmios Esso, Embratel, Vladimir Herzog e o SIP, da Sociedade Interamericana de Imprensa. É também autor do livro “Em nome dos pais” (Editora Intrínseca), que deu origem ao documentário homônimo exibido pela HBO.

Sobre o Sempre um Papo

Criado e dirigido pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre um Papo é um dos mais longevos e respeitados programas culturais do país, com 39 anos de existência, mais de 8 mil encontros realizados e 3 milhões de pessoas impactadas. O projeto promove o diálogo entre autores e leitores em diversas cidades brasileiras — entre elas Belo Horizonte, São Paulo, Itabira, Paracatu, Araxá e Brasília — fortalecendo a literatura, a educação e a cidadania.