STU National Street Finals: Brasília dá boas-vindas aos skatistas para etapa decisiva
Nova pista no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, mais um legado da Plataforma STU, domina coletiva de imprensa
DESTAQUEPUBLICIDADEEVENTOS


Foi uma manhã de sexta-feira agitada no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Não só pela maioria dos skatistas conhecerem, finalmente, a nova pista de nível internacional, construída especialmente para o STU National Street Finals e que ficará de legado para Brasília. Mas também uma oportunidade única de os profissionais de imprensa baterem um papo com alguns dos principais skatistas que, neste fim de semana, lutarão pelo título brasileiro da temporada 2025.
Recebidos por Renato Junqueira, secretário de Esportes do Distrito Federal, os três primeiros dos rankings masculino e feminino da modalidade Street participaram de uma coletiva bem informal. Gabryel Aguilar, Ivan Monteiro e Matheus Mendes, entre os homens, e Maria Almeida, Duda Ribeiro e Isabelly Ávila, entre as meninas, falaram principalmente sobre a nova pista e a chegada do STU National à capital federal.
Renato Junqueira, secretário de Esportes do Distrito Federal
“Estamos muito felizes por receber um evento dessa magnitude, que depois de diversas etapas está finalizando aqui na capital. Desde que nos foi apresentado na Secretaria de Esportes, vimos que era um projeto ousado e que daria muito certo. Por conta do apoio do governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e pela visão do Diogo Castelão, idealizador do STU. E sempre junto ao Eduardo, presidente do Conecta Brasil, instituto responsável pela execução deste termo de fomento aqui em Brasília, além do apoio do deputado federal Júlio César, que sempre incentiva as diversas modalidades. E foi tudo feito em tempo recorde. Vencemos todas as barreiras e prazos para fazer com que o STU chegasse pela primeira vez na história a Brasília. E veio para ficar. No que depender da gente, virá para cá todos os anos agora. O Parque da Cidade é o maior parque urbano do Brasil e tem uma energia incrível para o esporte. Não tenho dúvidas de que teremos a arena cheia até domingo. Acima de tudo, estou feliz por deixarmos uma pista desse nível de legado para os brasilienses. Todo dia teremos gente aqui andando de skate. Que possa ser um organismo vivo e, realmente, uma incubadora de novos talentos”.
Gabryel Aguilar – 1º do ranking 2025
“Estou feliz demais por estar aqui, é minha segunda vez em Brasília. O STU chega a mais uma cidade para fomentar a cena local. Temos uma grande referência da capital, que é o Felipe Gustavo, um nome internacional, e o skate de rua aqui é muito forte e tem tudo para ser ainda mais a partir de agora. Podem ter certeza de que teremos um fim de semana de skate de alto nível. Senti da outra vez que o público aqui acolhe e abraça o skate. A música tocava enquanto eu andava, mas eu só ouvia a galera vibrando. Eu mesmo fiquei em choque. Loucura! Se tivesse mais arquibancada aqui, não tenho dúvida de que lotaria da mesma forma. Brasília é especial, a galera é especial e vai ser massa”.
Ivan Monteiro – 2º do ranking 2025
“Estou muito feliz de estar aqui em Brasília, mais um lugar a receber o STU e o que o nosso skate tem de melhor. O mais legal é que estamos sempre estreando uma pista nova, numa nova cidade, sempre pistas de alto nível, e assim vamos deixando o nosso rastro para que mais e mais crianças se interessem pelo nosso esporte. É tudo sempre muito marcante por onde passamos. A expectativa é grande para o Street Finals, que fechará a temporada do circuito brasileiro de Street, e a única certeza é que será um show. Que todos possam se divertir e que vença o melhor”.
Matheus Mendes – 3º do ranking 2025
“Poder participar do STU aqui, na capital do país, é incrível. Ainda não tivemos a oportunidade de treinar muito, mas já deu para perceber que a pista é muito boa, é uma novidade para todos, então partimos todos do zero. Vai ter skate de alto nível, com muitas manobras sinistras. Pra mim, é sempre uma experiência diferente, por ser o mais novo da turma e estar competindo no meio de tantas feras. Mas sempre tive esse costume de andar com a galera mais velha, então, já estou habituado a ser o menorzinho”.
Maria Almeida – 1ª do ranking 2025
“O circuito do STU esse ano tem sido insano, cada vez mais legal, porque a gente vê uma grande evolução, não só do campeonato, mas também das skatistas e das cidades por onde passamos. Agora é Brasília que entra no calendário e já recebe a final. Fiquei feliz demais quando soube que viríamos para cá e que teríamos mais uma pista nova para andar, e que ficará aí de legado para a capital. Estou sem palavras para descrever a pista, que é muito style. Estou muito animada para o fim de semana. Garanto que todos verão um skate de alto nível. Fiquem ligados!”
Duda Ribeiro – 2ª do ranking 2025
“Estou achando tudo muito legal, gostei da pista, achei bem diferente. Já tive a chance de andar um pouco ontem e fui bem. Tenho certeza de que será um grande evento. Estou muito feliz de poder estar aqui com os meus amigos e conhecer mais uma cidade. É o meu primeiro ano no STU, depois de ser campeã brasileira amadora no ano passado e também do STU On Tour, e poder estar competindo com as melhores meninas do Street é demais. Sou muito grata por ter conseguido chegar até aqui”.
Isabelly Ávila – 3ª do ranking 2025
“O STU sempre proporciona isso para a gente e para os estados e cidades por onde passa. Brasília é mais uma a entrar no circuito e já com uma pista nova e divertida. Espero que seja um fim de semana incrível, que ninguém se machuque e que não chova. Independentemente do campeonato, skate é superação, é o dia a dia. Às vezes, se você fica três dias sem andar, já não é mais a mesma coisa. Temos nossa vida pessoal e nossa vida profissional, e no esporte você tem que estar com a cabeça em dia. Se seu corpo está cansado, é até perigoso, porque você pode se machucar. A pressão psicológica é grande e o corpo pode até sentir mais que uma lesão. Quando entro para competir, coloco a minha música gospel no fone de ouvido e fico bem tranquila. Ali dentro somos apenas eu e Deus. Antes de entrar, fico uma hora só olhando para a pista. Cada uma lida com seus medos de alguma forma”.
O STU National de Brasília tem o patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e conta com patrocínios da Petrobras, da Red Bull e da Heineken 00, além dos parceiros especiais Instituto Heineken, Mini Kalzone e Embratur. Com apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal, tem apoio da FSKDF, da ABPSK, da Drop Dead, do Instituto Conecta e da Secretaria de Esportes Governo do Distrito Federal. O evento é homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding.
PROGRAMAÇÃO:
Sábado (25/10)
9h às 10h – Treino Paraskate
10h às 12h – Treino Street masculino
12h às 13h – Treino Street feminino
13h às 15h30 – Fase 1 Street masculino
15h30 às 17h15 – Semifinal Street feminino
17h15 às 19h – Fase 2 Street masculino
Domingo (26/10)
9h às 9h40 – Treino Paraskate
9h40 às 10h20 – Treino Street feminino
10h20 às 11h – Treino Street masculino
11h às 12h45 – Semifinal Street masculino
14h às 15h – Final Paraskate
15h às 15h15 – Premiação Paraskate Street
15h35 às 16h30 – Final Street feminino
16h30 às 16h45 – Premiação Street feminino
16h45 às 17h40 – Final Street masculino
17h40 às 17h55 – Premiação Street masculino
