O match certo, você encontra aqui!

"Tranquilo, mas Agiliza": Livro 1 do Gurulino será lançado em 26 de novembro

Sucesso nas redes e nos jornais, as tirinhas existenciais de Pedro Sangeon ganham sua primeira edição impressa, em obra que marca o início da saga de Lino e Guru

DESTAQUECULTURAPUBLICIDADE

Bárbara de Alencar -

11/24/20252 min read

Depois de uma década filosofando pelas ruas e muros da Capital Federal, o artista urbano Pedro Sangeon concretiza em livro o universo do seu personagem mais icônico. "Tranquilo, mas agiliza", primeira parte de uma trilogia que reúne as tirinhas originais da dupla improvável formada por Lino e Guru, será lançado na quarta-feira (26/11), na Casa Jasmim. A programação conta com noite de autógrafos, rodas de conversa, comidinhas e música. O evento ocorre das 19h às 22h, com entrada franca.

Sangeon é conhecido por publicar tirinhas em importantes jornais da cidade e espalhar seus murais e grafites pelo Brasil e pelo mundo - de Brasília a Nova York, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Barcelona e Paris - dialogando com a rua e com o leitor. Seu trabalho, que une contemplação, humor e uma estética minimalista, ganha agora nova dimensão com a edição que marca o início da saga - quando o Guru surgiu do absoluto nada para guiar (ou confundir) o Lino.

Com um humor único que mistura introspecção e firulas místicas, o livro é um convite para desacelerar a mente, mas nem tanto - um verdadeiro "tranquilo, mas agiliza" em forma de história. “O Gurulino, para mim, é uma ferramenta de comunicação com a nossa mentalidade coletiva na rua; é uma forma de interagir com as pessoas, furtivamente, aleatoriamente, casualmente, aqui e ali, no meio da vida de cada um”, explica Sangeon.

A trajetória do artista também é marcada por reconhecimentos importantes, incluindo a Medalha de Mérito Cultural Seu Teodoro (2023) da Secretaria de Cultura do DF e parcerias com instituições como Unesco, Caixa Cultural, Sony Pictures e ONU.

“Foi na faculdade de artes que aprendi sobre as inúmeras ferramentas para expressar uma ideia e libertar minha mente daquilo que entendia como beleza, estético, bom. Meu caminho para desenhar no muro foi no entendimento da arte sendo deslocada desse espaço reservado à sensibilidade para o caos que é a cidade”, conta.

Democratização do acesso à cultura produzida no DF

Com 190 páginas recheadas de humor leve, “Tranquilo, mas agiliza” é um lembrete bem-humorado de que o caminho espiritual pode ser cheio de tropeços, risadas e descobertas sutis. A publicação é viabilizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A Casa Jasmim assina a elaboração e a gestão do projeto, apoiando a iniciativa desde a concepção até a entrega final ao público.

Para democratizar o acesso aos bens culturais produzidos no DF, o projeto irá doar 400 cópias de “Tranquilo, mas agiliza” a instituições públicas, reforçando o compromisso de levar o Gurulino para onde a arte e a cultura podem fazer a diferença. Deste total, 300 livros serão destinados a adolescentes e jovens da Unidade de Internação do Recanto das Emas em um encontro especial no dia 3 de dezembro, enquanto 100 exemplares irão compor o acervo de Bibliotecas Públicas do DF, garantindo acesso gratuito à obra.

A partir de 26 de novembro, “Tranquilo, mas agiliza” também estará disponível para compra no site www.gurulino.com.br.