Volteios Que o Mundo Dá leva circo de rua a quatro cidades do DF
Espetáculo de bicicleta acrobática, música e malabares ocupa praças públicas em setembro, com entrada gratuita e classificação livre
CULTURAEVENTOSDESTAQUE


Nos dias 13, 14, 20 e 21 de setembro, o espetáculo Volteios Que o Mundo Dá aterrissa em quatro regiões administrativas do DF. A performance que mistura bicicleta acrobática, música e malabarismo, acontecerá em praças públicas de Planaltina, Cidade Estrutural, Brazlândia e Ceilândia. Livre para todas as idades, a montagem reúne humor, fantasia e afeto em uma narrativa que valoriza a amizade, a reinvenção diante dos desafios cotidianos e a magia do encontro. As apresentações começam sempre às 17h30 e contam com entrada gratuita.
A circulação começa no dia 13 de setembro, na Praça Salviano Monteiro Guimarães (Setor Tradicional – Praça do Museu), em Planaltina. No dia seguinte, 14 de setembro, será a vez da Praça Central, no Setor Central da Estrutural. Já no dia 20 de setembro, a apresentação acontece na quadra 12 do Setor Tradicional, em Brazlândia, e no dia 21 chega à Praça dos Direitos, em frente à estação Ceilândia Norte, em Ceilândia.
Além do espetáculo, o público poderá participar de oficinas de manutenção de bicicletas em Planaltina e Estrutural, sempre às 15h, nos dias 13 e 14. Para ampliar o acesso, também serão oferecidos recursos de acessibilidade: intérprete de Libras em Planaltina e audiodescrição em Ceilândia.
Segundo os artistas, o objetivo da circulação é ocupar a cidade e ressignificar espaços coletivos, levando a arte para quem muitas vezes não tem acesso a teatros e outros equipamentos culturais. “Queremos ir ao encontro do povo, dialogar com outras periferias como a nossa, oferecer um momento diferente para quem passa na rua. Nosso desejo é que as histórias que contamos despertem memórias, provoquem risadas e emocionem de maneira leve e inesperada”, afirma Drisana Alarcão, artista circense e coordenadora do projeto
Drisana destaca ainda a escolha da bicicleta como aparelho circense, não só pela originalidade no Brasil, mas também por sua forte presença nas periferias: “É um veículo cotidiano que ganha um novo significado em cena, mostrando que também é possível fazer arte com os elementos da vida de todo dia”, completa.
Na cena, Drisana Alarcão e Luciano Czar dão vida a dois personagens que atravessam mundos entre acrobacias, malabares e música, em busca de algo mágico. A direção é de Cristian Paz, com produção de Mariana Camargo, sonoplastia de Gabriel dos Santos e direção musical de Israel Colonna.
SERVIÇO
Volteios Que o Mundo Dá
13 de setembro, na Praça Salviano Monteiro Guimarães (Setor Tradicional – Praça do Museu), em Planaltina.
14 de setembro, na Praça Central, no Setor Central da Estrutural.
20 de setembro, na quadra 12 do Setor Tradicional, em Brazlândia.
21 de setembro na Praça dos Direitos, em frente à estação Ceilândia Norte, em Ceilândia.
Sempre às 17:30
Entrada gratuita
Classificação Livre